quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Diário de viagem


Uma experiência maravilhosa: é assim que posso resumir o que a Semana Mesa SP está sendo para mim.

Acontecendo desde o dia 25 no Centro Universitário SENAC Santo Amaro a Semana Mesa SP 2011 consiste no Mesa ao Vivo, evento que permite aos participantes ver os mais experientes chefes em ação, ministrando oficinas onde preparam muitas receitas que vão da cozinha quente até a panificação e confeitaria. Em paralelo acontece o Congresso Mesa Tendências que este ano tem como tema: Itália-Brasil: a caminho de uma cozinha consciente, abordando a sustentabilidade em todas as etapas que envolvem a alimentação e também enfocando o ano da Itália no Brasil, trazendo diversos chefes estrelados para compartilhar um pouco do seu vasto conhecimento conosco.

Pretendia ilustrar o post com muitas fotos, mas com a internet disponível no hotel isso não será possível, peço desculpas.

Entre os convidados de hoje estavam:

Davide Oldani chefe do restaurante “Dó” que detém uma estrela do Guia Michelin Itália que falou da concepção do seu restaurante, da importância de utilizar os ingredientes da época, respeitando a sazonalidade e mostrou também sua linha de louças desenhada especialmente para o restaurante, tudo muito lindo.
Joca Pontes dono do restaurante Ponte Nova em Recife/PE que cozinhou para nós uma farofa de galinha de capoeira com a galinha assada, coração de galinha ao vinho e arroz castanho (uma outra variedade de arroz vermelho) cozido no leite e finalizado com caldo de galinha, uma perdição para os olhos e, penso eu, para o paladar também. O chefe também enfatizou a importância de valorizar os produtores locais, coisa que ele mesmo faz tão bem, seus principais ingredientes são produzidos no estado de Pernambuco. Excelente apresentação a dele.
Carla Pernambuco falou bastante de suas origens e até se emocionou ao contar como os imigrantes italianos, seus ancestrais, sofreram ao chegar no sul do Brasil. Ela preparou uma polenta mole com ragú de lingüiça e uma salada de baby rúcula com panceta e vinagrete.
Helena Rizzo apresentou duas sobremesas, também com ingredientes brasileiros, focando na produção sustentável e ingredientes locais. Doces preparados por sua família que foram apresentados de maneira muito elegante.
Valéria Piccini chefe italiana chegou de mancinho e falou da simplicidade, do quanto é difícil trabalhar pratos simples, pois estes tem que ser tecnicamente perfeitos. Apresentou uma comida camponesa simples, tipicamente italiana: creme de grão de bico (feito com cinzas, processo interessante), sob tagliarini ao alho e óleo com uma farofinha de migalhas de pão e azeite, decorado com flores comestíveis.
Dario Cecchini açogueiro italiano que fez a melhor apresentação do dia, na minha opinião, eu chorei emocionada com sua paixão pela carne, pelo que sustenta sua família a cinco gerações. Ele aproveita cada corte de carne, tem receitas na ponta da língua para cada corte, todas muito simples. Chegou ao auditório acompanhado de um auxiliar carregando ¼ de boi e tirou dele muitos cortes de carne interessantes, um corte de músculo foi temperado com sal e pimenta, recheado com alecrim e, pasmem, o tutano do osso que ele serrou para extrair, amarrou tudo e chamou de brasato. Foi aplaudido de pé pelo auditório ao fim da apresentação. Ele fará um jantar especial no Templo da Carne de Marcos Bassi que pretendo ir amanhã à noite, se tudo der certo, claro.
Ana Luiza Trajano é chefe do Brasil a Gosto, restaurante de comida brasileira em São Paulo. Ela sempre viajou o país inteiro pesquisando ingredientes que utiliza em seus pratos. Me pareceu que ela está iniciando o projeto de um programa de TV que viaja o país mostrando ingredientes e costumes culturais Brasil a fora. Gostei bastante. Pena que a tartaruga que ela pretendia apresentar não chegou a tempo. Ela cozinhou para nós um pirarucu com leite de castanha sobre mix de feijões do Acre, acompanhado de farofa. Bem bonita a apresentação do prato.

Fora o congresso, já saímos para almoçar em um boteco, tomar uns bons drink em outro boteco, eu comprei minha sorveteira (OBAAAAA!!!), jantamos num italiano super bonitinho hoje a noite e sexta pretendemos nos acabar em uma visita ao Mercadão e à rua Paula Souza, paraíso dos cozinheiros.

Amanhã (ou hoje, sei lá, to perdida!!!) é o último dia do Mesa Tendências e este dia promete, desde cedo chefes italianos e brasileiros se revezam para apresentar idéias novas de preparar e apresentar pratos antigos repaginados e pratos inteiramente inovadores usando como base ingredientes tão conhecidos por nós. É esperar pra ver. Depois faço um post só com as fotos do Congresso como um todo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário