domingo, 9 de outubro de 2011

Beleza na cozinha pode!!!



Sempre fui vaidosa, desde criança já gostava de maquiagem, saltos altos e o cabelo, há este é um capítulo a parte. O fato é que enveredar pelo caminho das panelas acaba por detonar a aparência de qualquer um se não forem tomadas as devidas precauções. Mas ninguém fala sobre isso, parece que é uma regra, para ser cozinheira tem que ser “baranga”, com pele desidratada, cabelo ressecado e muitas cicatrizes de queimaduras nas mãos. Eu discordo completamente. 
Durante um curso de confeitaria no SENAC em São Paulo e indaguei a professora sobre quais os melhores produtos para manter a dignidade da pele, já que as altas temperaturas aumentam o ressecamento facial facilitando o aparecimento de rugas e os produtos de limpeza deixam nossas mãos esturricadas e aparentando muito mais idade do que realmente tem, sem falar das queimaduras que deixam cicatrizes, pois ela me fuzilou com um olhar de reprovação tão grande que eu paralisei - parecia que me achava fútil por tocar naquele assunto - e respondeu: “não sei, não tenho tempo para essas bobagens”... afe!!!
Sofri bastante com queimaduras e cortes nos braços e mãos, constantes durante o meu aprendizado na cozinha e segui firme no caminho, mas buscando sempre produtos que me ajudassem a amenizar todos os problemas encontrados. Encontrei alguns que não abro mão e vez por outra me perguntam o que faço para ter sempre uma pele saudável trabalhando num ambiente tão contrário à beleza. Elaborei uma lista dos itens que eu uso para ter sempre uma carinha boa e as mãos livres de cicatrizes.

Rosto

Na cozinha profissional, não é permitido o uso de qualquer tipo de maquiagem, pois são produtos químicos e podem contaminar os alimentos, ok, mas como disfarçar as olheiras e manchas? não disfarça, o melhor é evitá-las. Cobrimos todo o corpo durante a estadia na cozinha, mas o rosto fica de fora, recebendo todo o calor proveniente do fogão e forno, quem nunca abriu o forno para verificar uma preparação e recebeu “na cara” uma enxurrada de vapor quente, ui! O principal problema do rosto é o ressecamento, sendo assim o uso de um hidratante é fundamental, mas cada pele tem um hidratante específico, o melhor é procurar o dermatologista para ajudar na escolha. Eu uso o hidratante UV Perfect FPS 30 da L´Oréal, que simplifica muito a rotina, já que tem num único produto hidratante e filtro solar, tem um preço bacana, dura bastante e vende na maioria das farmácias.
Mas antes do hidratante eu lavo o rosto com um sabonete específico para a o meu tipo de pele, existem muitos e basicamente qualquer sabonete para o rosto serve, exceto os esfoliantes que devem ser usados uma vez por semana apenas. Gosto do gel de limpeza Pure Focus da Lancôme que deixa uma sensação bem refrescante após o uso. Em seguida eu passo o tônico da mesma linha que fecha os poros e ajuda a segurar a oleosidade da pele por mais tempo.
Já com a pele limpa e tonificada é hora de cuidar dos sinais do tempo, passo um sérum reativador de juventude que venho gostando muito e um creme específico para a área dos olhos que além de tratar as rugas ameniza as olheiras. Depois disso é só passar o hidratante e pronto. Parece uma rotina meio longa, mas garanto que é bem rapidinho e só precisa repetir a noite, antes de dormir.

Braços e mãos

Posso dizer que essa é a parte do corpo que mais sofre na cozinha, são nossas ferramentas mais preciosas e estão sujeitas aos cortes, queimaduras e alergias à produtos de limpeza. Já basta ter que manter as unhas curtas, ninguém precisa de uma mão com cara de terceira idade, então hidratante nelas. O sabão bactericida utilizado constantemente e o detergente para limpeza de utensílios são muito agressivos e retiram toda a hidratação das mãos, e o resultado são mãos enrugadas e descamadas, as minhas chegavam a sangrar, um sofrimento. Não precisa nada demais, apenas use o hidratante sempre que puder. Eu uso o Hidratante para as Mãos Nivea Nutritivo, é baratinho, compro no supermercado e cumpre super bem a função de manter minhas mãos macias.
Quanto aos cortes eu me equipei com um arsenal, para limpar o melhor é o bom e velho Merthiolate Spray, depois passo pomada Nebacetin que ajuda na cicatrização e cubro o ferimento com o curativo Nexcare, muito melhor que Band-Aid.
Já as queimaduras eu trato com uma única arma: Kollagenase, é uma pomada para queimaduras mais severas, conheci depois que sofri uma queimadura de segundo grau com limão. Depois do tratamento com esta pomada milagrosa, não ficou nem mancha pra contar a história.

Cabelo

O cabelo sofre na cozinha, além de ser mantido preso durante todo o dia praticamente ele ainda deve ser lavado diariamente, já que fica impregnado com os cheiros da cozinha e também com a gordura dos alimentos, isso resseca demais o cabelo e aí nós empurramos hidratação que melhora o aspecto ressecado, mas às vezes, hidratamos tanto que o cabelo fica pesado e sem vida, a minha dica é usar pelo menos uma vez por semana um shampoo anti-resíduos que vai eliminar o excesso de hidratante dos cabelos e deixá-los mais soltos e maleáveis. Não tenho uma marca preferida, uso a que encontrar disponível no supermercado e todas funcionaram bem, mas no momento uso o Aquamarine da Revlon.

É isso, espero que essas dicas possam ajudar a manter a aparência em ordem durante e depois dos trabalhos na cozinha, afinal, não são só os pratos que preparamos que precisam ter uma boa aparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário