sábado, 24 de setembro de 2011

Utensílios de cozinha


 

Muitas mulheres se divertem no shopping em lojas de roupas, calçados, maquiagem, eu também, mas divido minha paixão por coisas femininas com a minha quase obsessão por utensílios de cozinha. Eu sempre fui meio viciada nos "kitchen gadgets" - como são chamadas hoje as bugigangas - mesmo antes da faculdade de gastronomia. Muitos eu comprei e me arrependi, mas a maioria segue comigo, facilitando, e muito, o preparo das minhas receitas. 
Não pretendo fazer uma lista com os utensílios necessários à cozinha, até porque, eles nem são tão necessários assim, nossas avós cozinhavam com uma meia dúzia de panelas de alumínio, uma ou duas facas e uns poucos utensílios como raladores, peneiras e escorredores. Acontece que os tempos mudaram e não há mais tempo de ficar a manhã inteira na cozinha preparando o almoço todos os dias. É aí onde entram esses pequenos ajudantes.
Como eu tenho muita coisa, vou listar os produtos que mais uso em ordem decrescente de importância, para mim, e também uma lista das lojas online, pois as locais não dispõem de muitas opções.

Faca Santoku 7" Century Tramontina: Tenho algumas facas, mas esta é a que uso diariamente, nem grande nem pequena, leve e precisa no corte, quando bem afiada claro.


Afiador de facas Kyocera: Não adianta investir em uma boa faca se quando ela perder o corte você não souber como afiá-la. Eu não tenho habilidade nenhuma para afiar a faca utilizando pedra de amolar, muito menos a chaira, esta última já me rendeu um belo corte e decidi ficar longe dela. Navegando na internet encontrei este amolador de facas que consiste em dois discos do mesmo material das pedras de amolar onde você passa a faca umas 4 ou 5 vezes e ela sai prontinha para cortar.


Descascador de legumes: Se você costuma cozinhar em casa e ainda não tem um desses, providencie, pois além de tornar mais fácil a retirada das cascas ele também elimina a possibilidade de cortes e você ainda economiza, pois ele não tira lascas da batata junto com a casca.

Panelas com revestimento antiaderente: Sempre preferi ter uma boneca boa que várias bonecas que perdessem os cabelos em menos de uma semana. Com minhas panelas acontece a mesma coisa, como minha diarista só vem em casa uma vez por semana, preciso me cercar de objetos fáceis de limpar. Mas não adianta comprar aquela panela de teflon que vende no supermercado, elas são muito leves, queimam rápido, não retém nenhum calor e ainda descascam causando riscos à saúde. Uma panela boa custa caro, mas dura bem mais que várias panelas vagabundas. O única preocupação é comprar buchas próprias para a limpeza delas, que não riscam a superfície.


Espátulas de silicone: Estas belezinhas me ganharam desde que as vi pela primeira vez. Com elas pode-se mexer o brigadeiro na panela raspando tudo sem deixar queimar no fundo e, o que é melhor, retirar da panela até o último resquício do doce, desperdício zero. Sem falar que espátulas de silicone são necessárias se você tem panelas antiaderentes e não quer riscá-las com utensílios de metal. Eu tenho um monte, algumas made in China outras de marca e umas poucas compradas no supermercado.


Raladores: Você pode pensar que não há nada de especial em raladores, engano. Quanto mais grosseiro for o seu falador, mais força você emprega na hora de utilizar e maior a possibilidade de acidentes. No momento tenho dois, mas pretendia ter um de cada tipo da marca microplane, esta marca americana começou fabricando ferramentas para carpinteiros até uma cozinheira utilizar o utensílio do marido para tirar zestes de uma laranja. Existem vários modelos para as diversas tarefas da cozinha, pena que no Brasil ainda sejam tão caros. Mas se você vai viajar ou conhece alguém que esteja vindo do exterior providencie o seu pois lá fora eles custam em média 15 dólares. O outro modelo mais simples é um genérico muito bom, comprei na Etna e custou R$ 19,00.


Moedor pimenta: Praticamente toda receita salgada, e até algumas doces, pede pimenta do reino moída. Acontece que a pimenta do reino que é vendida moída, no saquinho, já evaporou os óleos essenciais e perdeu seu aroma há muito tempo, o ideal é moer a pimenta na hora. O problema é que quando você está temperando a carne, por exemplo, sua mão está suja e para usar os moedores de pimenta normais você precisa das duas mãos. A marca francesa Trudeau pensou nisso e criou um moedor que é anti-gravidade, ele funciona à pilha, é só virar que ele começa a moer, irado.


Balança: Precebi uma diferença enorme nos pratos que faço, após comprar uma balança. Existem diversos modelos e preços, mas todas cumprem a função. Os modelos que funcionam com pilhas gastam mais energia, já as que usam bateria duram mais tempo até ter que trocar. É fácil encontrar nessas lojas de importados ou em lojas virtuais.


Timer: Que levante a mão quem nunca deixou o bolo queimar porque esqueceu da hora. Com um timer não tem como isso acontecer. Este eu também comprei na Etna.

Pinças e Batedores (fouet): As pinças são ótimas para pegar pedaços de carne temperados e levar a frigideira sem sujar as mãos ou para virar, estes mesmos pedaços de carne sem furá-los, o que fatalmente os deixaria ressecados. As com ponta de silicone eu uso nas panelas antiaderentes e a outra de metal uso para manipular carne crua que escorrega muito na pinça de silicone. Os batedores servem para mexer um molho evitando pelotas indesejadas, para bater ovos e qualquer outra coisa do tipo. Novamente tenho os de silicone que utilizo para evitar riscos nas panelas.


Abridor de latas: Esse modelo de abridor é multiuso, abre as latas retirando toda a tampa e ao mesmo tempo alisa a lateral, evitando que você se corte na lata. Ele também abre garrafas com tampa de metal e garrafas pet.

 


Escumadeira: Presumo que todos saibam para que serve uma escumadeira, mas este modelo facilita retirar a espuma que se forma no fundo, por causa da sua tela fininha. Comprei a minha no Carrefour.


Pincel: É legal ter um pincel em casa para untar formas de bolo, ou pincelar a frigideira para fazer panquecas por exemplo. Se ele for de silicone melhor ainda, pois facilita a limpeza e elimina possibilidade de contaminação.

      
Esses são alguns dos meus utensílios queridinhos, tenho o maior ciúme deles. Sempre que vou ao supermercado passo primeiro na sessão de utilidades para o lar e só depois vou comprar comida. No shopping é a mesma coisa, sempre que vou, aproveito para dar uma passadinha nas lojas de utensílios tipo Etna. Mas a maioria dos meus “cacarecos”, como são chamados pelo marido, eu comprei em lojas virtuais que recomendo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário