quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cookies de chocolate com gotas de chocolate




Para este post eu pretendia uma outra receita salgada, mas se nós só fizéssemos o que determinam nossos planos, acho a vida seria uma chatice.

Havia planejado o dia completamente na agenda e pretendia segui-la à risca. Mas ao acordar, o mal humor tomou conta de mim mandando todo meu ânimo embora e nem o almoço, que demorei tanto tempo preparando, despertou minha vontade de comer. Passei mais umas horas navegando na internet e de repente lembrei-me dos cookies de chocolate que uma vez vi a Nigella preparar para uma amiga que estava triste. Pensei na hora que seriam eles a aplacar de vez esse esse humor negativo e trazer de volta a alegria ao meu dia. E foi exatamente o que aconteceu. Fiz o dobro da receita e aproveitei para presentear os colegas do Barreira Roxa e os sobrinhos que já são loucos por esses cookies há bastante tempo.

A receita original é só um pouco diferente, usei açúcar mascavo ao invés do demerara e reduzi pela metade a quantidade de gotas de chocolate, pois achei um exagero a quantidade que ela usa.


Cookies de chocolate com gotas de chocolate
adaptado do programa da Nigella 

125g de chocolate amargo ou meio amargo
150g de farinha
30g de cacau em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
75g de açúcar mascavo
50g de açúcar refinado
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 ovo gelado
75g de gotas de chocolate

Pre-aquecer o forno a 170°C, ou o mínimo do seu forno e forrar duas assadeiras com papel manteiga.
Derreter o chocolate e reservar. Peneirar farinha, cacau, sal e bicarbonado de sódio e reservar.
Bater a manteiga com o açúcar mascavo e o açúcar refinado até ficar fofo. Juntar o chocolate derretido e bater mais um pouco. Ainda batendo, acrescentar o ovo gelado e a baunilha. Desligar a batedeira e juntar a mistura que foi peneirada antes, misturar na mão para não fazer sujeira e voltar à batedeira rapidamente para que fique homogêneo. Adicionar as gotas de chocolate e misturar à mão.
Colocar as colheradas de massa nas assadeiras, tomando cuidado para não colocar muito próximas, pois os cookies espalham bastante quando assados.
Ao retirar do forno, deixe que os cookies esfriem quatro ou cinco minutos na assadeira e então transfira para uma grade onde eles devem acabar de resfriar. Este processo deixará os cookies bem crocantes.
Rende 12 cookies enormes.
Eu usei colher de sopa para medir e consegui 30 cookies.


Nenhum comentário:

Postar um comentário