sábado, 19 de novembro de 2011

Sorvete de chocolate



Fiquei impressionada comigo mesma, quando comprei a sorveteira gritei aos quatro ventos que o primeiro sorvete seria o de chocolate, estava decidida, afinal eu sou uma chocólatra. Pois não é que, sem perceber, fiz o primeiro sorvete de creme! O segundo, para agradar o marido, foi de morango, que ainda não postei por necessitar de alguns ajustes ainda, depois veio outra leva de creme e só depois fiz o sorvete de chocolate na intenção de compor um pote com os três sabores do sorvete napoliano: morango, creme e chocolate.



Mas é preciso dizer que valeu a espera, no meio do congelamento eu resolvi adicionar algumas raspinhas de chocolate, assim, como quem não quer nada, isso potencializou o sabor de uma maneira que não consigo explicar. Antes de apresentar a receita, preciso dizer que esse não é um sorvete de chocolate qualquer, é um sorvete triplo, coisa forte, pra quem gosta muito de chocolate. Peguei a receita em algum blog, mas infelizmente não lembro em qual, o que não tem tanto problema porque eu alterei praticamente todas as quantidades e acrescentei outras coisinhas, criando uma nova receita que aqui em casa, nós consideramos perfeita.

Sorvete triplo de chocolate


500ml de leite
110g de creme de leite fresco
80g de gemas (05 und)
150g de açúcar refinado
200g de chocolate meio amargo
30g de cacau em pó
5g de raspas de chocolate
1 pitada de sal
1 col. (sopa) de extrato de baunilha   
1 col. (sopa) de vodka


Pique os chocolates e reserve separados.
Ferva o leite e o creme de leite com metade do açúcar e o cacau em pó.
A parte bata as gemas com o restante do açúcar.
Assim que o leite ferver, acrescente às gemas mexendo sempre. Retorne à panela e cozinhe em fogo em baixinho mexendo sem parar (é o mesmo processo do creme anglaise que expliquei no sorvete de creme). Retirar do fogo, verter em uma vasilha e acrescentar as 200g de chocolate picado, mexer bem e juntar o sal, a vodka e o extrato de baunilha.
Levar para a geladeira por quatro horas, ou de um dia para o outro.
Colocar na sorveteira para bater por aproximadamente 30 minutos, adicionando as raspas de chocolate quando tiver congelado um pouco, evitando que as raspas se concentrem no fundo da sorveteira.



2 comentários:

  1. Grêdja a sorveteria tropical que se cuide. mim fala qual é a sua maquina de sorvete? tempo de calor no nordeste, fazer sorvete em casa é uma boa opção.

    ResponderExcluir
  2. Num é... provei um chicabom hoje no cinema e odiei, rsrsrs tô vendo que vou precisar ter sempre sorvete no freezer pra passar bem o verão. A minha sorveteira é kitchenaid, mas a cuisinart tem modelos muito bem recomendados.

    ResponderExcluir