domingo, 27 de novembro de 2011

Carne de sol na nata (fake)


Acompanhada de pão delícia


Carne de sol na nata é um prato comum no nordeste, mais especificamente nas cidades de Natal e João Pessoa, não fiz nenhuma pesquisa, não sei se é típico, mas desconfio que seja criação do Restaurante Mangai. É uma delícia que cai bem com arroz e salada no almoço, com tapioca e com pão no café da manhã, lanche ou jantar ou ainda como eu fiz hoje, como recheio de crepe.
O único problema é que a quantidade de nata (uma espécie de creme de leite mais concentrado) utilizada torna o prato muito calórico, um verdadeiro pecado. Mas um belo dia, uma amiga minha resolveu juntar à carne de sol que ela grelhado e processado, um produto relativamente novo (pelo menos pra mim), o creme de ricota. Não é que ficou gostoso, melhor, ficou delicioso, principalmente pelo fato de poder comer sem tanta culpa na consciência, afinal a ricota tem poucas calorias.
Esta carne de sol com ricota seria o jantar de ontem, mas acabou virando o almoço de hoje, em virtude da minha demora na visita a casa de mainha ontem à noite, quando acabei jantando por lá.

Crepe recheado com a carne e acompanhado de sweet tomatinhos.

Carne de sol no creme de ricota

- 400g de carne de sol
- 500g de creme de ricota
- 1 unidade média (140g) de cebola
- 2 unidades (7g) de dentes de alho
- 50g de manteiga sem sal (ou manteiga da terra)
- ¼ de xícara (chá) (60ml) de leite integral
- Sal
- Pimenta do reino moída na hora

Opcional
- Coentro
- Cebolinha
- Pimenta de cheiro 

Ingredientes para preparar a carne de sol no creme de ricota

Cozinhar a carne de sol, na panela de pressão, com um pouco de água durante uns 40 minutos, ou até que a carne comece a desfiar.
Cortar a cebola em cubos muito pequenos (brunoise). Reservar.
Espremer o alho para que vire uma pasta. Reservar.
Se for usar coentro, cebolinha e pimenta de cheiro, este é o momento de cortá-los e reservá-los separados.
Retirar a carne cozida da panela e deixar em um prato para amornar.
Aquecer uma panela média, adicionar a manteiga e a cebola, refogar em fogo baixo para que a cebola fique macia, mas não escureça, este processo dele levar uns 10 minutos. Enquanto isso, desfie a carne e reserve.
Adicione o alho à panela com cebola e refogue apenas um minuto, adicione a carne e aumente o fogo para que refogue mais 3 minutos.
Junte o creme de ricota, o leite e tempere com sal, pimenta do reino e se desejar, coentro, cebolinha e pimenta de cheiro, desligue o fogo e sirva como preferir.

Um comentário:

  1. Fake ou não, sei que menos calórico e com cara de delicia está.

    ResponderExcluir