quinta-feira, 8 de março de 2012

Fast Food

Camarão congelado
1 produto = várias possibilidades


Há momentos em que temos vontade de comer um prato delicioso e temos todo o tempo do mundo para providenciar os ingredientes e prepará-lo, perfeito!
Mas comumente a situação não é tão perfeita assim: ou não temos tempo, ou falta ingredientes, ou ainda o que sobra é a preguiça. Seja como for, precisamos ter uma carta na manga para nos salvar nesses momentos.
Foi pensando nisso que resolvi criar essa série apenas com pratos que gosto bastante e costumam me salvar naquela hora que chegam visitas surpresa. Não são receitas que se deve seguir à risca, é mais um guia dos ingredientes que podemos ter sempre em casa e que combinados, de acordo com o nosso gosto, podem render muitas delícias, e o que é melhor, num piscar de olhos.
Eu sou uma defensora dos ingredientes frescos, mas isso não se aplica sempre. Por exemplo: na minha casa vivem apenas duas pessoas e é impossível ir todo dia ao mercado comprar peixe, crustáceos ou carne fresca, sendo assim, preciso ter sempre armazenado no freezer estes produtos. Compro porções pequenas de carne, peixe, frango e camarão, quando eles não vem congelados, eu separo e congelo em porções individuais, assim quando eu estiver sozinha, não serei obrigada a preparar um monte de comida. Uma dica boa, são as embalagens de filé de frango, filé de peixe e camarão que são congelados individualmente e só depois embalados, dessa forma fica fácil abrir e retirar apenas a quantidade que se quer consumir no momento.
O ingrediente que estréia esta série é o camarão, não por acaso, fui praticamente intimada a escrever um post com essa proteína. Repetindo o que disse acima, é sempre melhor quando podemos usar o camarão fresquinho inteiro, recém tirado do mar, com ele as possibilidades são muitas, mas e quando não o temos? Para a nossa felicidade existe no mercado uma série de marcas que comercializam o camarão congelado, mas de todas, a que mas gosto é a Netuno, que disponibiliza o crustáceo de varias formas: pequeno com casca, sem casca e ainda o meu preferido, sem casca e sem o trato intestinal (aquela tripinha preta). Todos eles vem pré-cozidos, o que reduz bastante seu potencial de sabor, mas nada que um bom preparo não de conta.
Abaixo uma foto ilustra alguns dos ingredientes que combinam bastante e juntos podem lhe render várias delicias, só depende da sua criatividade.

Pimenta de cheiro, cram cheese, tomatinhos, molho pesto, manjericão,
salsinha, cebolinha e limão
Penne grano duro e couscous marroquino

Para ilustrar o quao variadas sao as possibilidades, utilizando os mesmos ingredientes, preparei dois pratos bem diferentes.

Penne com molho cremoso de camarao


Rendimento: 01 porcao
Tempo de preparo: 15 minutos

Penne grano duro - 01 xicara
Camarão congelado - 1/2 xicara
Azeite - 1 colher (sopa)
Manteiga - 1 colher (cha)
Alho - 1/2 dente (ralado)
Pimenta de cheiro - 1 unidade (picada)
Limão siciliano - 1/2 unidade ou Limao thaiti - 1/4 de unidade
Cream cheese - 2 colheres (sopa)
Cebolinha verde - o quanto baste
Sal - o quanto baste
Pimenta do reino - o quanto baste
Queijo parmesao - o quanto baste

Antes de comecar, e importante que o camarao esteja descongelado, para isso, retire do freezer um pouco antes de preparar o prato ou descongele no microondas.
Cozinhe a massa de acordo com as instrucoes da embalagem.
Dois ou tres minutos antes da massa ficar pronta, aqueça bem uma frigideira, despeje o azeite e coloque, um a um, os camarões, mantendo o fogo alto para que dourem. Vire assim que estiverem dourados. Retire-os da frigideira.
Com a panela ainda fora do fogo, junte a manteiga, o alho e a pimenta de cheiro. Esprema o limao e raspe toda a frigideira. Adicione o cream cheese e a cebolinha, mexendo bem. Junte a massa e um pouco da agua do cozimento para diluir um pouco o molho. Acerte sal e pimenta e sirva imediatamente com um pouco de parmesao ralado por cima.

Couscous marroquino com camarão

Rendimento: 01 porção
Tempo de preparo: 10 minutos

Couscous marroquino - 1/3 de xícara
Camarão congelado - 1/2 xícara
Azeite - 01 colher (sopa)
Manteiga - 1/2 colher (cha)

Alho - 1/2 dente (ralado)
Pimenta de cheiro - 1 unidade (picada)
Limão siciliano - 1/2 unidade ou Limao thaiti - 1/4 de unidade
Cebolinha verde - o quanto baste
Salsinha - o quanto baste
Tomate cereja - um punhado
Sal - o quanto baste
Pimenta do reino - o quanto baste

Hidrate o couscous de acordo com as instruções da embalagem.
Aqueça bem uma frigideira, despeje o azeite e coloque, um a um, os camaroes, mantendo o fogo alto para que dourem. Vire assim que estiverem dourados. Retire-os da frigideira.
Com a panela ainda fora do fogo, junte a manteiga, o alho e a pimenta de cheiro. Esprema o limão e raspe toda a frigideira, adicione os tomates, os camarões refogados e o couscous hidratado.
Acerte o sal e a pimenta do reino, misture bem, salpique as ervas picadas e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário